World Legends Cup: Romário e Seedorf brilham em lançamento no Rio

World Legends Cup: Romário e Seedorf brilham em lançamento no Rio

World Legends Cup: Romário e Seedorf brilham em lançamento no Rio

A World Legends Cup, torneio que reúne ex-jogadores em uma competição entre seleções, teve seu evento de lançamento realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. O torneio acontecerá na cidade, com expectativa para o segundo semestre deste ano, reunindo lendas do futebol mundial em uma experiência única para os torcedores.

Entre os presentes da cerimônia, estiveram os ex-jogadores Romário, Thierry Henry, Nwankwo Kanu e Clarence Seedorf. O craque holandês discursou no evento, destacando o poder do futebol em unir pessoas. “Esse projeto não é simplesmente jogar futebol, é criar um momento especial. O mundo está precisando, mais do que nunca. Nada melhor do que o futebol, que tem este poder de unir as pessoas com nossas diferenças”, afirmou Seedorf.

Além dele, o CEO e fundador da World Legends Cup, o empresário Nasr Bunyadi, reforçou o caráter competitivo do evento. “Isso não é apenas um jogo de exibição ou caridade. Claro que queremos ajudar, mas isso é uma competição. E não havia outro lugar para ter esse primeiro evento. Aqui no Rio de Janeiro”, disse o saudita.

Outros ex-jogadores que marcaram presença foram Alessandro Nesta, Javier Saviola, Khalilou Fadiga, Emerson e Athirson, demonstrando o apelo global da competição.

Responsabilidade social e segurança

Durante o lançamento, os criadores da competição deixaram claro que a World Legends Cup não é apenas uma competição, mas também tem um caráter social. A Cufa (Central Única das Favelas) é uma das sócias na realização do torneio, como afirmou o fundador Celso Athayde. “Hoje a gente se integra não apenas na área social… decidimos que somos sócios do projeto, economicamente, inclusive”, explicou.

Nasr Bunyadi também reforçou essa dimensão: “A Unicef é nossa parceira, e a Cufa também. Queremos ter a certeza que as pessoas envolvidas nesse projeto vão se beneficiar dele”.

Autoridades do governo do Rio de Janeiro também estiveram presentes. O secretário de segurança pública do estado, Victor Cesar Carvalho dos Santos, garantiu a segurança no evento: “As forças de segurança pública do Rio de Janeiro são as melhores do mundo em dar segurança em grandes eventos… Tenho certeza que todos terão a melhor experiência no evento”.

Como será a competição

A World Legends Cup reúne ex-jogadores e ídolos do futebol mundial em uma competição de seleções. Ao todo, oito equipes estão confirmadas: Brasil, Argentina, França, Itália, Espanha, Holanda, Nigéria e Arábia Saudita. O formato é mata-mata, com os finalistas jogando três partidas.

Os jogos do torneio acontecem no Estádio Nilton Santos, e a final está marcada para o Maracanã. A organização tem planos de levar o torneio para outros países no futuro, como China e África do Sul.

A primeira edição da competição deve acontecer no segundo semestre de 2026. Os jogos têm duração total de 60 minutos, com onze jogadores de cada lado e substituições ilimitadas. Cada equipe terá cerca de 20 jogadores no elenco, com capitães e técnicos significativos para cada país. No Brasil, por exemplo, Cafu será o capitão e Zico comanda o time.

As partidas do torneio terão transmissão exclusiva da Globo para todas as suas plataformas (TV aberta, TV por assinatura e digital). Além disso, a plataforma de streaming Prime Video produzirá um documentário sobre a competição.

— Lance do Jogo