
Samuel Neufeld fala sobre evolução no Minas e objetivos na temporada
Samuel Neufeld fala sobre evolução no Minas e objetivos na temporada
Aos 21 anos, Samuel Neufeld segue consolidando seu espaço no elenco profissional do Itambé Minas. Com 2,04m de altura e formação construída desde as categorias de base do clube, o oposto paranaense percorreu um caminho marcado por títulos, premiações individuais e convocações para a Seleção Brasileira que ajudaram a moldar seu perfil dentro e fora de quadra.
Natural de Curitiba (PR), Samuel fez toda a transição do Infantojuvenil até a equipe principal vestindo a camisa minastenista. Nesse período, disputou competições nacionais e internacionais, passou por duas edições da Superliga B e acumulou experiências em Mundiais de base e torneios continentais, fatores que contribuíram diretamente para seu processo de amadurecimento no voleibol de alto rendimento.
Vivendo um momento de maior regularidade e após renovar contrato com o clube, o oposto conversou sobre a atual fase da carreira, a evolução dentro do time profissional e as expectativas individuais e coletivas para a sequência da temporada.
“Quando você chega ao profissional, entra em outro mundo do vôlei”, afirma Samuel, destacando a diferença entre as conquistas nas categorias de base e a realidade do voleibol adulto. O atleta explica que, apesar dos títulos e prêmios acumulados na base, como o de melhor jogador do CBI, no profissional é necessário “virar a página” e recomeçar.
O oposto foi efetivado no time profissional do Minas em 2023, após uma trajetória vitoriosa nas categorias de base. “As boas performances nos campeonatos que disputamos com as categorias de base certamente facilitaram bastante esse processo”, comenta sobre a transição para o alto nível do voleibol profissional.
Atualmente em sua terceira temporada como profissional do clube, Samuel destaca sua evolução constante: “Sinto que estou evoluindo a cada dia, a cada jogo. Esta já é a segunda temporada em que tenho bastante oportunidade, estou conseguindo jogar de verdade, participar de vários jogos, e isso tem sido muito importante para mim”.
As experiências com a Seleção Brasileira, disputando Mundiais Sub-19 e Sub-21 e conquistando o Sul-Americano Sub-21, também foram fundamentais para seu desenvolvimento. “Isso deixa um gostinho de ‘quero mais’, aquela sensação de que é isso que você quer para a vida inteira”, revela sobre o impacto dessas convocações em sua postura e desempenho.
As duas edições da Superliga B disputadas antes de ganhar mais espaço no elenco principal foram vistas pelo atleta como “de extrema importância” para sua preparação. “Para atletas jovens, quanto mais você puder jogar, melhor. Passar por situações de jogos pesados, jogos em que você precisa resolver, partidas de alto nível”, explica sobre o valor dessas competições.
Nesta temporada, Samuel tem se destacado com a camisa do Minas, atribuindo seu bom momento a uma “evolução muito boa” no aspecto físico e ao acúmulo de experiências recentes, incluindo participação na Universíade na Alemanha e no Pan-Americano no Paraguai, onde foi campeão e eleito melhor jogador.
Após amadurecer bastante nas últimas temporadas e renovar com o clube, o oposto tem objetivos claros: “Temos Copa do Brasil, Sul-Americano de Clubes e Superliga, e queremos brigar pela Tríplice Coroa”. Ele acredita que o time tem “um potencial muito grande” nesta temporada e que, após um início abaixo do esperado, o grupo já está mais ajustado e rendendo da forma que se espera.
— Lance do Jogo







