Argentinos Juniors vence Barcelona na Libertadores com gol no fim

Argentinos Juniors vence Barcelona na Libertadores com gol no fim

Argentinos Juniors vence Barcelona na Libertadores com gol no fim

Nesta quarta-feira de Cinzas, no Monumental de Guayaquil, o Barcelona do Equador amargou uma derrota por 1 a 0 para o Argentinos Juniors na ida da segunda fase preliminar da Libertadores 2026. O gol solitário de Porcel aos 45 minutos do segundo tempo deu a vitória aos argentinos, que jogaram com um homem a menos por mais de 25 minutos.

Primeiro tempo insosso

Os 45 minutos iniciais foram marcados por um jogo modorrento e sem graça. O Argentinos Juniors, mesmo como visitante, dominou a posse de bola (68%), mas não criou perigo real. O Barcelona, em seu primeiro jogo do ano, mostrou pouco entrosamento e também foi inofensivo no ataque. O placar em zero refletiu o mau desempenho ofensivo de ambas as equipes.

Argentinos Juniors, com dez, acha um gol no fim

O segundo tempo começou com o Barcelona tentando controlar mais o jogo, mas o Argentinos Juniors ainda se mostrava mais organizado. Aos 19 minutos, porém, o zagueiro Francisco Álvarez foi expulso ao fazer falta como último homem, deixando o time argentino com dez jogadores.

Com a vantagem numérica, o Barcelona pressionou intensamente. Aos 24 minutos, Quiñónez forçou uma boa defesa do goleiro Brayan Cortés. Aos 30, Martínez desperdiçou uma chance clara, chutando por cima do gol. A pressão equatoriana parecia inevitavelmente resultar em gol, mas, contra todas as expectativas, foi o Argentinos Juniors quem marcou.

Aos 44 minutos, Porcel acertou o travessão em um contra-ataque. Já aos 45, o mesmo Porcel recebeu um passe de Fernández e balançou as redes, garantindo a vitória crucial para os visitantes.

Próximos passos na Libertadores

O confronto de volta será na próxima quarta-feira, dia 25, no estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires. O Argentinos Juniors avança à terceira fase mesmo com um empate, graças à vantagem construída em Guayaquil. Quem passar deste mata-mata enfrentará o vencedor do duelo entre Botafogo e Nacional Potosí (que venceu a ida por 1 a 0) na terceira fase preliminar.

— Lance do Jogo