
Marcos Rocha deixa o Palmeiras: fim de uma era na lateral-direita
Fim de uma era? Saída de Rocha será marcante para o Palmeiras
Junto com Mayke, a dupla marcou um período de estabilidade na lateral-direita do Verdão.
Marcos Rocha está próximo de deixar o Palmeiras. Após perder espaço na equipe de Abel Ferreira, o lateral deve acertar sua transferência para o Grêmio nos próximos dias.
Segundo Chico Garcia, da TV Bandeirantes, o experiente jogador tem negociações avançadas com o Tricolor Gaúcho e deve assinar com o clube até o final de 2026.
Com isso, o Palmeiras vê o fim de uma era na lateral-direita da equipe. Mayke e Marcos Rocha foram as opções incontestáveis do setor no Verdão por longos anos. Assim, o Alviverde não precisou se preocupar com essa posição por seis anos.
A última contratação para essa função foi justamente Rocha. Em dezembro de 2017, o jogador foi trocado por Róger Guedes com o Atlético-MG. De Minas Gerais também chegou Mayke, que se juntou ao Alviverde em maio de 2017, em um negócio envolvendo o atacante Rafael Marques com o Cruzeiro.
Até que, no meio do ano passado, chegou a primeira contratação para a função. O Verdão foi à Argentina e trouxe Giay para renovar e dar um novo gás à lateral-direita do Palestra. Apesar de demorar para engrenar, neste ano o jovem, de 21 anos, assumiu a titularidade e não saiu mais da equipe.
E agora foi a vez de Khellven. No início de agosto, o Palmeiras anunciou a chegada do jogador de 24 anos, que retorna ao Brasil após passagem pelo CSKA, da Rússia. Além disso, o Palestra vislumbra o surgimento de Gilberto, promessa da base alviverde e que vem chamando a atenção na equipe sub-20.
Dupla multicampeã
Com os jovens chegando, o Palmeiras deu sequência à sua reformulação e primeiro acertou a saída de Mayke, que foi negociado com o Santos ainda em julho. Agora, com pouco espaço, Marcos Rocha encaminha sua ida ao Grêmio.
O experiente lateral, de 36 anos, viu seus minutos em campo diminuírem após o Campeonato Paulista e, no Campeonato Brasileiro, soma apenas uma partida. Além disso, sequer foi relacionado para a última partida da equipe.
Apesar da reformulação no setor, a dupla marcou história no Palmeiras e deu segurança ao time por vários anos. Multicampeões, Mayke e Marcos Rocha construíram uma carreira vitoriosa no clube paulista.
Juntos, conquistaram pelo Verdão a Libertadores (2020 e 2021), a Recopa Sul-Americana (2022), o Campeonato Brasileiro (2018, 2022 e 2023), a Copa do Brasil (2020), a Supercopa do Brasil (2023) e o Campeonato Paulista (2020, 2022, 2023 e 2024).
— Lance do Jogo
